Como preparar uma equipa para a realização de um bom campeonato

A boa preparação de uma equipa para um campeonato é, sem dúvida, meio caminho andado para o seu sucesso. Quando os jogadores e o grupo de trabalho são trabalhados com a devida antecedência, a equipa fica melhor preparada para enfrentar todas as provas e as suas adversidades. Saiba como preparar uma equipa para a realização de um bom campeonato e aprenda a manter os objetivos do grupo intactos.

Um campeonato é uma prova de resistência que é ganha pela equipa que consegue ser mais regular. Ao longo desse percurso, vão existir derrotas e contratempos difíceis de gerir, mas o conjunto saberá reagir se estiver bem preparado. Para o conseguir, é necessário seguir os pontos seguintes:

Elaborar um plano de treino físico

No início da temporada, é normal que muitos jogadores (particularmente os sul-americano) não estejam na sua melhor condição e, como tal, é preciso recuperar a sua forma física. Nesse sentido, é importante realizar um plano de treino que contemple não só exercícios da modalidade que é praticada, assim como exercícios de ginásio para aumentar a força e a resistência dos desportistas.

Tenha em atenção que o plano de treino físico é sempre realizado de acordo com os resultados finais que os jogadores obtiveram nos exames médicos de pré-época. Podem existir planos de treino específicos para cada jogador, consoante a sua forma ou problema físico.

Estudar a vertente estratégica

Para se sair vencedor num determinado tipo de desporto, é necessário estudar e preparar a estratégia que a equipa colocará em campo e ver se esta lhe oferece as melhores garantias. Dessa forma, é importante que o treinador esteja ciente das capacidades da equipa e das características dos jogadores que tem em mãos para escolher o sistema tático que melhor se adequa a eles. Este sistema deverá ser bem trabalhado e estudado até a exaustão para que os jogadores saibam sempre o que têm de fazer nas diversas situações de jogo.

Por outro lado, além de um bom sistema tático, também é importante estudar o estilo de jogo dos adversários que terão de enfrentar ao longo do campeonato, pois assim conhecerão os seus pontos fortes e fracos. Assim a equipa ficará melhor preparada para os enfrentar e terá mais probabilidades de os vencer.

Trabalhar o fator psicológico

O fator psicológico não deve ser descurado, uma vez que é um dos aspetos mais importantes para uma equipa que quer fazer um bom campeonato. É importante que a equipa se encontre bem psicologicamente, ou seja, que cada jogador se encontre focado num objetivo comum: a vitória. Nesse sentido, é importante que sejam trabalhados os aspectos de concentração, assim como, desenvolvimento do trabalho em equipa respeitando as diferenças de cada um.

A nível psicológico, é também muito importante que se trabalhe a ambição, assim como a capacidade de reagir à pressão. Durante a realização de um campeonato vão, certamente, existir momentos de grande tensão e de pressão para a equipa e os jogadores deverão estar psicologicamente bem preparados para darem a melhor resposta. A força anímica também é muito importante, pois haverão jogos que é preciso ir atrás do resultado e se não houver uma crença e confiança muito grandes, os jogadores não saberão lidar com as derrotas. Em caso de insucesso, a equipa terá que estar suficientemente forte psicologicamente para que isso não os afete e consigam vencer os próximos desafios.

Outro aspeto fundamental é que a equipa deverá ser acompanhada por um profissional competente ao longo do campeonato, como por exemplo um psicólogo para que determinados objetivos e metas sejam afinadas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s