As 16 equipas apuradas para os oitavos de final da Liga dos Campeões 2012/13

Já são conhecidas as equipas apuradas para os oitavos de final de Liga dos Campeões 2012/13: Paris SG, FC Porto, FC Schalke 04, Arsenal, Málaga, Milan, Borussia Dortmund, Real Madrid, Juventus, Shakhtar Donetsk, Bayern Munique, Valencia, Barcelona, Celtic, Manchester United e Galatasaray. A maior surpresa é a do Chelsea FC, atual detentor do troféu, que não conseguiu apurar-se para a próxima fase da competição. Todos os clubes apurados partilham um mesmo objetivo: conquistar a “Champions” e escrever o seu nome na galeria dos vencedores.

A Liga dos Campeões é a liga de todos os sonhos e das 16 equipas ainda em prova, apenas metade irá discutir os quartos de final da competição. Para clubes como Barcelona, Real Madrid ou Manchester United estar ainda em prova não é motivo para festejar, ao contrário de Málaga, Celtic ou Galatasaray, uma vez que a sua força e tradição fazem destas equipas candidatas principais à conquista da prova. Porém, todas têm os seus argumentos e possibilidades de vitória.

Paris SG

O Paris SG foi das equipas mais surpreendentes da fase de grupos. Com cinco vitórias e apenas uma derrota, demonstraram tenacidade para irem mais longe na competição. O clube francês teve um melhor desempenho que alguns gigantes europeus, pelo que a expetativa de ir mais além é muito elevada. Os jogadores querem continuar o bom ciclo de resultados e lutar pela conquista do troféu.

FC Porto

O FC Porto é uma das equipas com maior tradição nas competições europeias. Já ganharam uma edição da Liga dos Campeões e entram sempre em prova com o objetivo de alcançar a final. É o clube português com melhores resultados na champions e é a única equipa lusa em prova.

FC Schalke 04

Os alemães foram os primeiros classificados do grupo B e somaram três empates e três vitórias. Para trás deixaram o Olympiakos FC e o Montpellier HSC e prometem fazer todos os possíveis para ultrapassar os oitavos de final da competição.

Arsenal FC

A equipa do Arsenal FC não teve um começo brilhante na Liga dos Campeões deste ano, mas ainda foi a tempo de conseguir uma vaga nos oitavos de final da competição. Os gunners conseguiram três vitórias, dois empates e uma derrota e parecem lançados para irem longe na prova. Para o conseguirem, contam com a experiência acumulada nas outras edições e com a categoria e o talento dos seus jogadores principais.

Málaga

Os espanhóis do Málaga passam por inúmeras dificuldades administrativas e de tesouraria, mas isso não se reflete no desempenho dos jogadores dentro de campo. Eles ficaram em primeiro lugar do seu grupo, à conta de três vitórias e de três empates e sonham alcançar as meias finais da prova.

AC Milan

Os italianos do AC Milan tiveram dificuldades em chegar aos oitavos de final da competição, mas a partir deste momento têm tantas possibilidades como os demais em conquistar a tão ambicionada Liga dos Campeões. Eles conseguiram duas vitórias, dois empates e duas derrotas na fase de grupos e partem para as finais com o intuito de chegarem o mais longe possível.

Borussia Dortmund

O Borussia Dortmund confirmou o bom momento que a equipa atravessa e apurou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões com naturalidade. Eles conseguiram quatro vitórias e conquistaram a liderança do grupo à frente do Real Madrid FC. Os alemães procuram erguer novamente o troféu de campeões europeus e, este ano, apostam forte na sua conquista.

Real Madrid FC

Na fase de grupos, o Real Madrid conquistou três vitórias, dois empates e uma derrota, o que lhe permitiu ficar na segunda posição do seu grupo. Contudo, a equipa espanhola é muito experiente nesta competição e entra sempre em campo com o intuito de vencer. Trata-se de um clube com um grande número de estrelas internacionais e as expectativas são naturalmente elevadas. Apesar de ter entrado na competição de forma tremida é um sério candidato à final.

Juventus FC

A Juventus conquistou três vitórias e três empates na fase de grupos e isso foi suficiente para se apurar para a próxima fase da competição no primeiro lugar do seu grupo. As aspirações do clube passam, inevitavelmente, por ir o mais longe possível e as expectativas são muito boas, pois irá defrontar um dos segundos classificados dos outros grupos, escapando assim ao encontro com as formações mais poderosas.

FC Shakhtar Donetsk

O Shakhtar Donetsk conseguiu apurar-se para a próxima fase da competição graças ao tropeção do Chelsea FC. Os ucranianos venceram os ingleses no confronto direto, o que lhes permitiu continuar em prova. Nos oitavos de final não têm nada a perder e como sobreviveram aos embates com os “gigantes” Juventus FC e Chelsea FC, são capazes de lutar de igual para igual com todas as outras equipas.

FC Bayern de Munique

O Bayern de Munique é o atual vice-campeão europeu e por isso tem responsabilidades acrescidas em prova. O objetivo principal da equipa passa por alcançar o mesmo patamar do ano anterior e conseguir desta vez levar o troféu para a Alemanha. Venceram quatro dos seis jogos e alcançaram o primeiro lugar do grupo.

Valencia CF

O Valencia foi o segundo classificado do grupo F, com o mesmo números de vitórias que o Bayern de Munique, mas com menos golos marcados. De uma forma geral, o clube espanhol não teve dificuldade em apurar-se para a próxima fase. No entanto, o desafio é vencer jogo a jogo, pois irá defrontar, nos oitavos de final, um dos pesos pesados do futebol mundial.

FC Barcelona

O Barcelona é uma presença habitual nestas andanças da Liga dos Campeões e todos os anos são crónicos candidatos à vitória. Os catalães fizeram uma fase de grupos tranquila e apuraram-se para a próxima fase da competição com naturalidade.

Celtic FC

Os escoceses não têm grande tradição de presenças nos oitavos de final na Liga dos Campeões, mas, este ano, a equipa está motivada e promete continuar a surpreender a Europa do futebol. Na fase de grupos, conseguiram ficar à frente do SL Benfica e do Spartak de Moscovo e querem ir o mais longe possível.

Manchester United FC

O Manchester United é um dos clubes que está habituado a marcar presença nesta fase da competição e este ano não foi exceção. Apresentam uma equipa muito forte e entrosada e sob o comando de Sir Alex Ferguson prometem ir longe na prova.

Galatasaray SK

O Galatasaray é uma das maiores surpresas da liga milionária, pois conseguiram apurar-se para os oitavos de final da competição. Esta é a primeira vez que numa década uma equipa turca consegue apurar-se para a fase seguinte da prova e a partir daqui tudo é possível de acontecer.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s