A importância do capitão de equipa

Em jogos coletivos como o futebol, basquetebol ou andebol, existem várias peças que são preciosas em termos táticos, como os atacantes, os médios, os defesas, os treinadores, entre outros elementos. No entanto, uma das peças mais importantes para o sucesso de uma equipa é, sem dúvida, o seu capitão. Saiba qual é a importância do capitão de equipa e entenda porque é que ele é um líder em campo.

O que é o capitão de equipa

A equipa, em qualquer área dentro e fora do desporto, é um conjunto de personalidades com as suas histórias, motivações e talentos. Sozinhos, podem ser muito bons a desempenhar as suas funções e até podem ter uma grande margem de progressão, mas, só quando se juntam e trabalham de uma forma coesa é que conseguem ganhar os jogos. Neste capítulo, o capitão de equipa tem uma grande influência sobre o grupo, pois vai agregar todas as personalidades à volta dos mesmos objetivos, construindo um balneário forte.

Muitos pensam que o trabalho do capitão de equipa começa e termina dentro de campo, mas esquecem-se que uma equipa passa muito tempo junta e os jogadores falam uns com os outros. Nesse sentido, o capitão de equipa serve para manter esta diversidade uniforme e homogénea de modo a extrair o melhor que o grupo tem. De uma forma geral, o capitão de equipa deve ser um dos jogadores-chave do grupo, uma vez que é ele que faz a ponte entre as ideias do grupo e as ideias da equipa técnica.

A nomeação do capitão de equipa

Para a nomeação do capitão de equipa deve-se ter em atenção os seguintes parâmetros:

Sentido tático

Claro que, dentro de campo, o capitão de equipa grita, corre e comunica com os outros jogadores e atribui-lhes pequenas tarefas ou dá pequenos conselhos para que o jogo se mantenha fluído e equilibrado. É trabalho do capitão de equipa orientar a equipa no campo, enquanto o treinador orienta a equipa nos balneários. Em termos táticos, o capitão de equipa deve gerir quase tudo o que se passa em campo, pois é ele que mantém contato entre as duas partes mais importantes do jogo: a equipa e o treinador. Durante o jogo, o capitão de equipa deve gerir e escolher padrões de jogadas em resposta a situações que acontecem no decorrer das jogadas. É por isto que o capitão de equipa deve de ter grande visão de jogo e muita concentração e atenção no decorrer da partida.

Sentido motivacional e ético

Mais do que orientar, o capitão de equipa é responsável pela moral e pela imagem da sua equipa. Apesar do fair play ter de ser partilhado por todos, o capitão de equipa deve ser o exemplo a seguir por parte de todos os seus companheiros. Muitas vezes, a moral da equipa depende das atitudes do capitão de equipa e isso afeta todo o grupo de trabalho. Então, um bom capitão de equipa deve de ter uma atitude positiva constante, uma postura humilde, honesta mas também decidida.

Basicamente, o capitão de equipa é um líder tático e motivacional da equipa que deve ter muitas capacidades e qualidades, como a visão de jogo, a postura positiva e uma atitude honesta. Em algumas modalidades, o capitão de equipa, para além de ter estas qualidades e objetivos, tem também a responsabilidade de levar o nome da equipa aos meios de comunicação social e falar em nome dela em qualquer assunto. Concluindo, o capitão de equipa não é apenas um jogador com uma braçadeira de cor diferente dos demais, mas sim uma peça importante que deve ser escolhida cuidadosamente, pois o grupo é o principal privilegiado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s