Como analisar o sistema tático de uma equipa de futebol

Os sistemas táticos no futebol ganharam uma nova importância com a seleção holandesa de 1974, treinada por Rinus Michels. A seleção da “Laranja Mecânica”, como ficou conhecida a seleção holandesa no Campeonato do Mundo da Alemanha veio provar a todos que a tática é muito importante numa equipa, uma vez que a vai aproximar da vitória. Saiba como analisar o sistema tático de uma equipa de futebol e perceba como é que uma equipa poderá adquirir vantagem sobre a outra.

O sistema tático de Rinus Michels

O sistema criado por Rinus Michels fez com que os jogadores ignorassem as suas posições tradicionais. Até então, os defesas deveriam marcar os adversários, os médios criar jogadas de perigo e os atacantes eram os responsáveis por colocar a bola no fundo das redes adversárias. Com Rinus Michels, os defesas passaram a ter a missão de criar jogadas e avançar no terreno; os atacantes, que ocupavam apenas uma faixa restrita do campo, eram obrigados a recuar e ajudar os médios e os defesas a defender e até o guarda-redes passou a jogar um pouco mais adiantado no terreno para tentar dar mais velocidade na reposição da bola.

Os sistemas táticos atuais

Depois da revolução tática de Rinus Michel, o futebol não sofreu qualquer modificação tática significativa. Os sistemas pré-existentes continuam a utilizar os ensinamentos de Michel, apesar de existirem várias combinações distintas. Todavia, mais importante que o posicionamento dos jogadores em campo passou a ser a capacidade dos atletas de realizarem múltiplas funções.

Atualmente, os jogadores são obrigados a cumprir várias tarefas em campo, daí a importância dos jogadores polivalentes no seio do grupo, e é necessário que cada um contribua para o equilíbrio de jogo da equipa. Dessa forma, evita-se a concentração de jogadas num só setor ou impede-se a formação de espaços vazios.

Esta é a essência principal dos sistemas táticos. Espalhar jogadores, mesmo que eles não sejam dessa posição, de forma a que cubram todos os espaços que possam existir no relvado. Ao conquistar todos os setores do campo, uma determinada equipa tem maiores probabilidades de atingir o sucesso.

Os sistemas táticos mais importantes

Atualmente, existem dois sistemas táticos principais: o 4-4-2 e o 3-5-2.

O sistema tático 4-4-2

Este é o mais utilizado por todas as equipas do mundo, pois é nessa estratégia que os técnicos utilizam quatro defesas, nomeadamente dois centrais e dois laterais. No meio-campo, é feita uma linha de quatro atletas, sobrando dois atletas para o ataque.

Neste sistema, a movimentação da equipa é muito importante, pois o 4-4-2 pode ser desdobrado noutras variantes táticas, consoante os momentos ofensivos e defensivos das equipas. Por exemplo, é possível modificá-lo para 4-5-1 quando se pretende concentrar a equipa na defesa ou até para 4-3-3 quando o objetivo é atacar de forma intensa. Isso faz com que no momento em que a bola rola e a partida começa, raramente seja possível visualizar a formação tática das equipas. Os jogadores não são estáticos e assumem outros papéis durante o jogo.

O sistema tático 3-5-2

Nesta formação, existem três defesas centrais, cinco médios e dois atacantes. No 3-5-2, o meio campo pode ser formado com jogadores com características mais ofensivas ou defensivas de acordo com as circunstâncias da partida. Também há variações como o 3-6-1 ou o 3-4-3 dependendo dos objetivos a serem alcançados.

O fato é que atualmente a capacidade do jogador não ficar preso aos sistemas táticos costuma ser o fator determinante para a decisão das partidas. É isso que surpreende os adversários e desequilibra os jogos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s