Como discutir o resultado frente a uma equipa mais forte

Defender com todos não resulta. A velha ideia do autocarro estacionado em frente à baliza, em regra, não resulta. O recuo para a área é um convite ao avanço das linhas adversárias e o jogo para o zero a zero acaba por redundar em derrota na maior parte dos casos.

No futebol atual, com o sistema de pontuação vigente, um ponto resultante de um empate não é um pecúlio que compense uma estratégia puramente defensiva, com todos os efeitos negativos e com todos os riscos que envolve. No entanto, quando se obtém um empate há algo mais que é conquistado. Além daquele ponto, ao mesmo tempo, impedimos o adversário de conquistar os três pontos e num confronto direto, tudo se passa como se o empate resultasse na conquista de três pontos (um que conquistamos e dois que não deixamos conquistar). Este é o motivo principal pelo qual, ainda vemos tantas equipas jogar para o empate.

Por outro lado, como alguém já afirmou, as vitórias começam na defesa, ou seja, para vencer um jogo, é necessário em primeiro lugar cuidar das estratégias defensivas. E este facto é ainda mais evidente quando se enfrenta uma equipa com potencial claramente superior. De seguida, identificamos seis estratégias que normalmente são eficazes quando uma equipa pretende enfrentar, com sucesso, um adversário mais poderoso.

1. Linhas próximas e unidas

Para impedir a equipa adversária de chegar com perigo à baliza, é necessário que as três linhas que normalmente definem o desenho tático (defesa, meio campo e ataque) atuem de forma concertada e o mais próximas possível umas das outras. Ou seja, é preciso que as linhas avançadas recuem quando é necessário defender mas também que os defesas não se coloquem muito perto do seu guarda-redes. Desta forma a equipa jogará como um bloco, muito difícil de ultrapassar pelo adversário.

2. Anular as principais personalidades da equipa adversária

Uma marcação individual aos “craques” adversários é, por vezes, indispensável. Mas longe vão os tempos em que um homem podia facilmente ser encarregado dessa tarefa sem que mais ninguém se preocupasse com o assunto. Pelo contrário, para que esta estratégia resulte são necessárias duas condições: que a marcação individual não destrua a eficácia do desenho tático definido no ponto anterior e que os colegas de equipa estejam sempre prontos a dobrar o marcador individual encarregado da tarefa.

3. Cuidado no recurso à falta

No futebol atual é muito elevada a percentagem de golos que resultam dos chamados “lances de bola parada”. Ou seja, é necessário evitar a todo o custo as faltas que provoquem livres perigosos nas imediações da nossa área defensiva, pois um único desses lances pode decidir um jogo.

4. Procurar a posse de bola como forma positiva de “queimar tempo

Obviamente, não é fácil, mas perante uma equipa mais poderosa todos os segundos em que tenhamos a bola nos pés são importantes. Esta é a melhor maneira de “queimar tempo”.

5. Pressão nas linhas avançadas

Não deixar iniciar os movimentos atacantes do adversário. Os avançados não podem, de maneira nenhuma, limitar-se a atacar ou muito menos a esperar que a bola chegue até eles no meio campo adversário. Eles têm de ser os primeiros a defender quando o adversário tem a bola; exige-se que sejam eles os primeiros a exercer uma pressão contínua sobre o adversário, evitando a construção de lances de ataque.

6. Possuir jogadores rápidos

E, finalmente, o segredo do sucesso para ganhar jogos a equipas mais fortes: possuir 3 ou 4 jogadores muito rápidos, capazes de surpreender o adversário no contra-ataque. Grande parte dos êxitos assim conseguidos devem-se a este tipo de jogadores. Normalmente, tratam-se de defesas laterais e extremos que aproveitam as faixas laterais para carrilar lances de contra- ataque muito rápidos em direção às redes adversárias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s