Como defender um resultado de forma eficaz

Hoje em dia, o futebol é feito de estratégias e de táticas que envolvem as equipas nos vários momentos de uma partida. Quando um clube de futebol, o SL Benfica está a perder, logicamente que irá adotar uma postura mais ofensiva, mas se estiver a ganhar, o técnico elaborará um esquema mais defensivo para que o resultado favorável se mantenha. Conheça algumas dicas sobre como defender um resultado favorável de forma eficaz para que a equipa esteja sempre equilibrada e saia mais rápida para o contra-ataque.

1. Uma equipa defensiva faz-se com muita marcação e jogadores bem posicionados

Os jogadores devem saber posicionar-se defensivamente dentro do campo. Quando estão a defender um resultado favorável, todos os jogadores, incluindo os atacantes e os pontas de lança, devem acompanhar a equipa na marcação. Desta forma, a equipa adversária é pressionada durante todo o jogo.

2. Os jogadores do meio campo devem ajudar os jogadores da defesa

Os jogadores do meio de campo devem estar constantemente no primeiro combate dos jogadores da equipa adversária. Sendo que os jogadores de defesa estarão apenas a dar cobertura e ajuda na marcação por zonas. Desta forma, o clube ganha um processo defensivo bem definido e equilibrado.

3. Os laterais devem ficar fixos para defender um resultado favorável

Num esquema defensivo, a equipa de futebol deve-se expor o menos possível. Dessa forma, os laterais devem ficar fixos no setor defensivo para que a equipa não fique demasiado exposta ou com as laterais desprotegidas, o que facilita as jogadas de linha de fundo da equipa adversária e os cruzamentos desta para a área. Neste processo, o lateral não deve atacar com tanta frequência, mas defender e ajudar na marcação.

4. Saber elaborar um contra ataque

No futebol, o contra ataque é uma forma muito eficaz de surpreender a equipa contrária, isto é, a equipa que está a defender procura recuperar a bola e lança-la rapidamente para os seus jogadores mais velozes com intuito de que estes apanhem o adversário em contrapé. Esta técnica é muito elaborada e requer muito treino por parte dos jogadores. Quando chega a altura do contra-ataque, os jogadores posicionam-se estrategicamente dentro do campo de modo a darem várias opções de passe para os jogadores que estão com a bola.

5. Tirar a bola do jogador adversário é um dos segredos do contra ataque

Uma equipa forte defensivamente deve saber “tirar” a bola ao adversário, ou seja, deve saber dar o toque na hora certa para interromper o ataque da equipa adversária. Uma boa dica é treinar e apostar nestas situações durante o dia a dia, fazendo vários exercícios entre os jogadores. Um jogador conduz a bola, ao passo que o outro o procura desarmar.

6. O guarda-redes é o homem chave para se iniciar um contra ataque

O guarda-redes possui uma visão privilegiada do campo de futebol. Se este jogador agir de forma rápida e eficaz, poderá calcular e elaborar bons contra-ataques durante uma partida de futebol. Esta forma de ver a partida e de calcular as jogadas é uma tarefa diária no treino. O guarda-redes é obrigado a saber arremessar a bola, seja com as mãos ou com os pés, para os jogadores que estiverem em melhores condições para atacar o adversário. Esta estratégia deve ser treinada e ensaiada exaustivamente durante os treinos para que nas partidas oficiais, o guarda-redes saiba automaticamente para quem vai lançar a bola.

Em termos de conclusão, torna-se fulcral a utilização destas estratégias para defender um resultado positivo de forma eficaz, sem perder as oportunidades de atacar e/ou contra-atacar a equipa adversária. Também é de extrema importância o treino constante sobre estas técnicas para que estas funcionem da melhor forma possível.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s