As principais desvantagens de um balneário com muitas nacionalidades

Não é por acaso que os adeptos não gostam de ver a sua equipa inundada por jogadores de vários locais distintos e sem ligação ao país. A existência de muitas culturas em campo, além das desvantagens desportivas e do choque de visões, traz complicações no relacionamento com os adeptos e dentro do balneário. Por muito bons que os atletas sejam, no desempenho em equipa, podem não ser os melhores e até levar o clube a maus resultados.

Muitos jogadores em campo oriundos de vários países podem condicionar o desempenho geral da equipa. Descubra porquê!

1. Culturas diferentes

É o primeiro entrave de um relacionamento dentro do balneário. O facto de existirem atletas com culturas e práticas culturais díspares pode originar conflitos dentro do próprio balneário e afetar o relacionamento diário entre os elementos da equipa e técnicos. Se houver choque de culturas, o desempenho da equipa em campo pode estar comprometido, pois notar-se-á que os jogadores não se entendem e que em vez de se manterem unidos para defenderem os interesses do clube, podem deixar que os problemas pessoais falem mais alto.

2. Barreiras de comunicação

Muitas nacionalidades em campo irão, inevitavelmente, dificultar a comunicação entre atletas e entre treinador e atletas. Será muito complicado fazer a distribuição do jogo ou orientar atletas que não falam a mesma língua. O mesmo se aplica no balneário e na criação de uma tática de jogo. A equipa parecerá perdida em campo, independentemente do seu favoritismo na comunicação social e/ou casas de apostas principais. De uma forma geral, é muito mais difícil compreender o que vai na mente do treinador se não falarem todos o mesmo dialeto.

3. Evolução desportiva

O facto de termos jogadores de várias nações significa que nem todos podem estar ao mesmo nível desportivo. Ou seja, um jogador pode estar habituado a um estilo de jogo mais aéreo, enquanto outro ter crescido num ambiente focado em drible e posse de bola. Em campo irão andar descoordenados e, no geral, a equipa não terá uma tática assimilada.

4. Falta de união

Muitos jogadores com percursos diversos, aprendizagens desportivas diferentes e culturas opostas podem contribuir para um fraco ou mau relacionamento entre todos. Notar-se-á a ausência de espírito de grupo, de união e camaradagem, pois não existem laços que unam estes jogadores.

5. Pouco amor à camisola

Uma equipa maioritariamente composta por estrangeiros poderá ser uma equipa mais ‘fria’ dentro e fora de campo. Todos irão lutar pelo objetivo económico, deixando-se afetar pouco pela necessidade de envolver os adeptos ou mostrando pouca paixão por aquilo que fazem. O jogo terá mais razão que emoção e irá perder-se a mística do bairrismo e clubismo.

6. Falta de empatia dos adeptos

Uma equipa repleta de jogadores estrangeiros pode levar a que os adeptos se sintam distanciados do seu clube. O facto de nenhum jogador falar a língua nativa do clube e de não ter passado pelas formações contribui para que os simpatizantes não se identifiquem com a equipa e que acusem os jogadores de não darem o máximo, pois não estão a lutar pelas suas cores.

7. Difícil integração

Viver num país diferente, em que tudo é novo, pode trazer vários dissabores para o jogador e consequentemente para toda a equipa. Se não se adaptar ao país onde se encontra terá certamente dificuldade em concentrar-se e em ter um bom desempenho desportivo. Além disso pode enveredar por situações mais perigosas (álcool, drogas, festas, entre outros fatores negativos para a prática da profissão) e até desviar-se do motivo que o levou para uma determinada equipa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s