O que é o Blood Spinning

A técnica de plaquetas rica em plasma (PRP), também conhecida como Blood Spinning, é um procedimento médico extremamente eficaz que apresenta contradições éticas em muitos órgãos desportivos de vários países. Uma especificação da técnica tem sido apresentada e não deve ser confundida com o Blood Doping, onde o sangue é enriquecido artificialmente com fatores de crescimento celular humano.

O que é o Blood Spinning

O Blood Spinning consiste na retirada de uma pequena quantidade de sangue de um determinado indivíduo. Depois, passa por uma centrifugação para separação do plasma enriquecido com plaquetas dos outros componentes celulares presentes no sangue. Nesse plasma rico em plaquetas, não há adição de fatores de crescimento, apenas acrescenta-se trombina e cloreto de cálcio para indução nas plaquetas da produção de diversos fatores de crescimento e citocinas, que vão estimular a cicatrização dos tecidos ósseos e moles, como músculos, ligamentos e articulação.

Assim, o Blood Spinning tem sido utilizado como tratamento clínico de lesões do nervo, tendinite, osteoartrite e regeneração óssea, principalmente nas lesões em atletas profissionais. Mas como todo tratamento há vantagens e desvantagens em sua utilização.

As principais vantagens da utilização do Blood Spinning

  • Logo após a lesão, o organismo precisa de muitas plaquetas para que se inicie o processo de restauro; com a técnica do Blood Spinnig essas células são colocadas rapidamente no local da lesão, como um reforço, agilizando o processo de cicatrização e rapidez na recuperação.
  • O procedimento ocorre em um período de 2 horas, não é cirúrgico e, muitas vezes, as pessoas saem do consultório e voltam a suas atividades habituais após o procedimento.
  • Reduz a necessidade de cirurgias após o procedimento, uma vez que o processo de reparo é duradouro e irreversível. Após algumas semanas é possível avalizar a progressão da cura através da diminuição da dor.
  • O risco de rejeição à injeção é baixo, uma vez que é utilizado sangue do próprio paciente.
  • Pode ser aplicado em diversos tipos de lesão, tendinites, cápsulas articulares, ligamentos, e músculos, mesmo lesões crónicas podem ter cura. Além das lesões desportivas pode ajudar no tratamento de artroses e artrites.

As principais desvantagens da utilização do Blood Spinning

  • Embora a técnica já exista há muitos anos em cirurgias faciais e dentárias, ainda não foram realizados todos os testes necessários para comprovar a segurança do tratamento em lesões ortopédicas. Estudos realizados em animais têm demonstrado bons resultados, mas outros estudos em humanos ainda devem ser complementados. Portanto, a realização de um tratamento sem a total segurança científica pode ser arriscado.
  • Não se deve realizar mais do que 3 injeções de tratamento em um período de 6 meses, mesmo que haja mais lesões.
  • O tratamento por injeção custa entre 365 euros/1.110 reais e 1.460 euros/4.430 reais e por ser considerado um tratamento experimental os seguros de saúde não cobrem os custos.
  • Mesmo não sendo considerado um procedimento cirúrgico é um procedimento invasivo e pode ocorrer o risco de existir infeção.
  • Na lesão há um processo inflamatório e após a aplicação da injeção esse processo tende a aumentar, é proibida a utilização de anti-inflamatórios, uma vez que é necessário que o processo de inflamação ocorra após a injeção para acelerar a cicatrização.
  • Ainda, são necessárias maiores provas científicas sobre a segurança do tratamento, mesmo assim muitos realizam o procedimento, pois os resultados têm sido satisfatórios, principalmente para os desportistas que necessitam de uma rapidez no processo de cura da lesão. Assim, vai de cada um e da recomendação médica realizar ou não o Blood Spinning.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s