Os principais benefícios dos jogos amigáveis por causas sociais

O futebol é um desporto que envolve multidões, fortunas e paixões. O lado mais “frio” deste desporto é aquele que faz dele uma das atividades mais lucrativas do mundo, ou seja, um simples jogo em que estão envolvidos investimentos milionários e lucros exorbitantes.

No entanto, felizmente, o futebol não é só isso. Do outro lado está o futebol que é espetáculo, que é emoção e beleza. Um desporto que pela beleza e pela emoção que envolve, é arte, mesmo. E é este futebol espetáculo que ainda vai envolvendo fatores bem positivos, como a defesa de causas humanitárias. Em vários momentos de uma época desportiva, é vulgar vermos os grandes clubes nacionais como o Benfica, Porto ou Sporting, ou internacionais como o Real Madrid, Barcelona, Manchester United, entre outros, participarem em eventos de solidariedade, nomeadamente em jogos amigáveis por causas sociais, em que os lucros de bilheteira são destinados a instituições de caridade ou de apoio a determinadas causas. Mas afinal, quais são as verdadeiras vantagens destes jogos, para os clubes envolvidos? Podemos sintetizar a resposta em 7 vantagens:

1. Permite angariar fundos para boas causas

A primeira e maior vantagem da participação num jogo deste cariz é, como é óbvio, a razão filantrópica: em proporção direta com o prestígio do clube, a sua presença num jogo destes permite angariar fundos para boas causas, aumentando as receitas de bilheteira, os lucros derivados de receitas televisivas, direitos de imagem, etc.

2. Proporciona a rodagem do plantel

Em segundo lugar, para o clube em causa, estes jogos costumam proporcionar a “rodagem” do plantel. Isto é: como não se trata de encontros em que é imperioso vencer, a equipa técnica aproveita a ocasião para fazer alinhar atletas que, normalmente, não se constituem como apostas desportivas. Assim, os atletas têm a oportunidade de mostrar as suas capacidades lutando por um lugar no onze principal.

3. Proporciona espetáculos divertidos aos adeptos

Sem a pressão da necessidade de ganhar. Normalmente estes jogos oferecem espetáculos em que ao nível técnico ou as competências táticas não são primorosas mas, em compensação, estão rodeados de um clima de descontração que permite oferecer uma das componentes mais agradáveis do futebol: a sua dimensão lúdica.

4. Projeta o clube internacionalmente

Quando estamos a falar de clubes de grande projeção, estes desafios são televisionados para todo o mundo; por outro lado, a dimensão filantrópica do jogo aumenta de forma muito acentuada a simpatia com que os adeptos encaram estes clubes. Assim, trata-se de ocasiões únicas para projetar o clube internacionalmente, fazendo chegar o seu nome a todos os cantos do mundo.

5. Preenche o calendário em fases de pouca competição

Normalmente estes desafios fazem-se em momentos da época habitualmente apelidadas de “momentos mortos” ou períodos de “defeso”, como por exemplo antes do arranque da Primeira Liga. Assim, estes acontecimentos têm a importante função de manter os jogadores em ação, não permitindo que a inatividade acarrete consequências negativas, principalmente no que respeita à forma física dos atletas.

6. Engrandece a imagem do clube

Engrandece a imagem do clube, proporcionando a adesão de mais adeptos. Clubes de primeiro plano têm hoje adeptos nos cinco continentes, permitindo, por exemplo, a venda de camisolas nos países mais recônditos. É muito comum que estes adeptos sejam captados precisamente nestes jogos de solidariedade.

7. Atrai novos investidores

Um desafio destes acarreta benefícios consideráveis em termos de marketing, fornecendo uma imagem mais atrativa para os potenciais investidores. Assim, será mais fácil ao clube encontrar patrocinadores ou até investidores, trazendo inegáveis benefícios financeiros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s