Como extrair o melhor de um jogador de futebol

Por vezes o sucesso ou não de um jogador depende da forma como é explorado, por vezes quando não se consegue aproveitar as capacidades de um jogador, a sua carreira fica extremamente afetada. É necessário saber extrair o melhor de cada jogador para poder garantir o seu sucesso. Para que isso aconteça é necessário colocar em prática alguns truques. Podemos enumerar uma lista de 10 formas de extrair o melhor de um jogador.

1. Ajudar o próprio jogador a perceber o que tem de melhor

Para conseguir explorar as mais altas qualidades de um jogador é necessário que ele mesmo saiba quais as suas qualidades para se poder concentrar nelas e aplicar-se ao máximo.

2. Colocar o jogador na posição estratégica de jogo que mais o favorece

Para poder explorar o melhor de um jogador é necessário colocá-lo na posição em que este consegue melhores resultados. Além disso o facto de se sentir mais confortável vai ajudar a que este se concentre melhor.

3. Trabalhar a autoestima

Um jogador desanimado e que não acredite em si é impossível exibir as suas aptidões e desenvolvê-las. É importante que todos os colegas e equipa técnica estimulem discretamente a autoestima do jogador, para que este se sinta admirado e alivie a pressão.

4. Evitar nervosismos e pressões

O nervosismo abala o desempenho de qualquer um em qualquer situação. Para que o jogador dê o seu melhor é importante evitar situações que causem nervosismo e evitar que se sujeite a pressões desnecessárias.

5. Não fazer comparações

Se queremos extrair o melhor de um jogador não o podemos comparar a mais nenhum, pois o que é o melhor de uns não é o melhor de outros. Se compararmos um aspeto de um jogador com outro, o jogador vai ter a tendência de tentar melhorar esse aspeto e vai deixar de trabalhar no que tem de melhor. É um erro que não pode de maneira nenhuma ser cometido.

6. Deixá-lo, por vezes, decidir em conjunto com o treinador as estratégias de jogo

Para extrair o melhor de um jogador é importante que este diga em que situação de jogo consegue dar o seu melhor. Para isso é importante deixá-lo definir por vezes as suas próprias estratégias.

7. Ensinar o jogador a lidar com as críticas do público

Voltando ao aspeto do nervosismo em campo, temos de ter em conta que a principal causa desta situação, é por vezes as críticas. O jogador tem de saber lidar com isso e concentrar-se apenas em fazer mais e melhor.

8. Rever os seus melhores momentos

Nos melhores momentos do jogador é possível ver quais as suas maiores aptidões. Isto pode ajudá-lo a conhecer-se melhor a si mesmo.

9. Ser exigente sem pressionar em demasiado

Esta tarefa pode ser complicada, pois é quase impossível ser exigente sem pressionar, no entanto isto é algo importante. Se não houver exigência o jogador pode começar a contentar-se com pouco, e aí nunca dará o melhor de si.

10. Incutir o espírito de liderança

Uma boa forma de ser exigente sem pressionar e estimular o jogador é incutir-lhe o espírito de liderança. Para obter bons resultados têm de existir grandes ambições.

Todas estas estratégias têm de ser adaptadas a cada situação, no entanto se forem bem aplicadas podem surtir ótimos efeitos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s