Como recuperar psicologicamente depois de um jogo desgastante

Os jogadores profissionais e amadores de futebol lidam diariamente com uma forte pressão para nunca falharem. Se eles falham, milhares de adeptos criticam todos os passos deles, o que só tona a profissão ainda mais difícil do que aquilo que já é.

 

Mas como somos todos humanos, é natural que os jogadores falhem de vez em quando. Quando isto acontece, a pressão da equipa, dos adeptos e dos próprios clubes cai toda em cima deles, o que pode ser devastante. Para recuperar psicologicamente, os jogadores têm de passar por vários processos.

 

1 – Adquirir resiliência mental

 

Parte daquilo que é ser um jogador de futebol de sucesso envolve ser forte a nível psicológico e ter a capacidade de ultrapassar desafios como o fracasso. Alguns atletas profissionais definem o seu sucesso como o aglomerado de vários fracassos, que resultaram em sucesso pelo facto de eles nunca terem desistido.

 

O mesmo tem que se passar na cabeça de um jogador de futebol. Um jogador de futebol tem que se aperceber que apesar do treino este não é perfeito, e todos têm um jogo de futebol que acaba por correr mal… Só o podem considerar fracasso se deixarem que isto o afecte.

 

Recuperar psicologicamente é algo que todos os jogadores de futebol têm de ser capazes de fazer se querem alcançar o estrelato. Muitos, com bastante talento, acabam por desistir por serem incapazes de lidar com os seus próprios fracassos.

 

2 – Continuar a treinar

 

Depois de um jogo de futebol horrível, é preciso continuar a treinar. Uma má performance não faz um mau jogador, e isto é algo que todos deviam considerar quando o jogo de futebol corre mal.

 

Por vezes os treinadores personalizam os treinos de jogadores que jogaram mal em jogos anteriores, não para os penalizar, mas para os ajudar a recuperar psicologicamente, de modo a que eles voltem em força no próximo jogo.

 

3 – Sessões de descanso passivo

 

Sessões de descanso passivo são sessões de descanso que toda a gente faz na sua vida, independentemente da sua profissão. Estas são compostas por aqueles momentos em que damos um tempo à nossa mente para descansar com uma actividade de lazer.

 

O melhor exemplo possível seria o de dormir tempo suficiente de noite, mas há vários exemplos possíveis: ver televisão, ler, nadar, ir passear, apanhar sol, etc.. Todo o tipo de actividades que vemos como lazer servem.

 

Estas sessões dão tempo ao corpo e à mente de recuperar da vida profissional e do stress que carregamos em nós. Para os jogadores de futebol, estas são extremamente importantes e por vezes os próprios atletas são monitorizados para que o clube tenha garantias de que eles descansam como deve de ser.

 

Já houve casos bastante conhecidos de jogadores que acabaram por ser expulsos de clubes de futebol de renome por se recusarem a descansar como deve de ser depois de dias de jogo e de sessões de treinos. O bem-estar psicológico é quase tão importante como o físico, sendo que alguns especialistas chegam a dizer que é mais importante.

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